Saúde |
|
por: Valter A. Costa
01/07/2020
Carta Pela Vida
Aos
Moradores e moradoras de nossa Sapopemba!
A Brigada pela Vida na cidade de São Paulo foi constituída em maio deste ano, unindo a Educação, a Cultura, a Assistência Social, os Movimentos de Moradia Popular, os Direitos Humanos e a Saúde. Neste momento, estamos organizando juntos ações de informação e prevenção diante da Pandemia por COVID-19. Em Sapopemba a Brigada pela Vida vem reunindo representantes da Supervisão Técnica de Saúde Vila Prudente/Sapopemba, Educadores de Escolas Municipais e estaduais, trabalhadores da Assistência Social, Conselhos Gestores de Saúde, Movimento Popular de Saúde de Sapopemba, Centro de Direitos Humanos de Sapopemba, Fórum de Defesa da Criança e do Adolescente, UNIAFRO BRASIL, e conta com o apoio do SINDSEP, SITRAEMFA, APEOESP, SINDICOMUNITÁRIO SP, SINDICATO DOS QUÍMICOS DE SÃO PAULO.
Nossa proposta, mesmo depois que essa Pandemia for controlada, é continuar desenvolvendo coletivamente, ações educativas que nos leve a ter grupos espalhados por pequenas regiões, especialmente das periferias e centro expandido da cidade de modo que, as práticas de aprendizagem aconteçam também e principalmente fora da escola, fora da Unidade de Saúde, indo em busca das pessoas e de suas histórias. Não podemos continuar planejando para, precisamos planejar com as pessoas a partir das necessidades.
Hoje estamos aqui iniciando nossa primeira ação coletiva para o enfrentamento da Pandemia COVID-19, e portanto, reafirmamos: cada uma das vidas “perdidas” pela violência doméstica, pela violência policial, pela violência e preconceito racial, por todas as demais formas de violência e pela COVID-19 que ganha ainda mais força por conta de um Sistema Político e Econômico que coloca o lucro acima de tudo e de todos, cada uma dessas vidas “perdidas” importa.
Aqui no território que compreende a Supervisão Técnica de Saúde Vila Prudente/Sapopemba, a qual abrange os Distritos Administrativos Sapopemba, Vila Prudente e Parque São Lucas, temos registrado até este momento e de acordo com dados do PRO-AIM (Programa de Aprimoramento das Informações de Mortalidade, 523 mortes.
Portanto, essa situação enfrentada pela Pandemia por Coronavirus está servindo para escancarar a desigualdade social em nossa cidade e no país. Quem mais sofre e morre são os cidadãos e cidadãs que moram nos bairros empobrecidos. A massa de trabalhadoras e trabalhadores, em grande parte desempregados, buscam formas de sobrevivência diante das barreiras colocadas pelos governos de plantão para receberem apoio financeiro emergencial, aliás, insuficientes.
Convidamos você a pensar com a gente sobre os problemas a seguir:
- Como garantir distanciamento social em moradias precárias nas quais chegam a morar 10 ou mais pessoas?
- Como incentivar a lavagem correta das mãos quando ainda falta água encanada e tratamento de esgoto em muitos bairros desta que é uma das maiores cidades do mundo.
- Como reforçar a necessidade de ficar em casa quando as pessoas precisam criar maneiras para sobreviver? E aqui damos graças pela criatividade e coragem do povo.
- Como propiciar maior imunidade às doenças com as panelas e a barriga vazias?
- Como ter sono tranquilo para amenizar o estresse com a incerteza de ter coisas tão básicas para a nossa vida, como moradia e alimento?
- Como orientar nossas crianças e jovens a estudar em casa quando a grande maioria não dispõe de um aparelho celular compatível com a necessidade, tão pouco internet de qualidade?
- Como chamar conselheiras e conselheiros para participar de reuniões virtuais diante de tantas dificuldades de acesso?
- Como afastar da família por 14 dias, e de forma digna, as pessoas infectadas, as quais não precisam de internação ou UTI, se o Estado, que deve se mover para garantir o direito de isolamento necessário, até esse momento não providenciou locais para esse fim, a exemplo do que já foi solicitado: utilização dos Centros de Educação Unificados-CEU e dos Hotéis espalhados na cidade para abrigar de forma digna essas pessoas?
- E o que dizer dos nossos representantes parlamentares? Nós os escolhemos para defenderem os interesses do bem comum. Então cabe a eles, cobrar do Estado o cumprimento do seu papel em favor da segurança e do respeito à vida dos cidadãos. Estamos acompanhando o trabalho dos vereadores, deputados e senadores nos quais votamos ou será que até já esquecemos em quem votamos?
- Como saber a real situação dessa pandemia na cidade de São Paulo, com essa escassez de oferta de testes, e assim, determinando quem deve e quem não deve ser testado?
- Diante dessa situação, perguntamos ainda:
Está na hora de reabrir as atividades comerciais? Qual seria a orientação dos profissionais da Vigilância em Saúde baseada em dados concretos e na análise da realidade epidemiológica?
Nós estamos aqui através da Brigada pela Vida Sapopemba para mostrar que diante desse caos, o SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SALVA VIDAS! Sem a conquista do SUS na Constituição cidadã de 1988, nós estaríamos hoje em situação ainda pior, dada a receita mais conveniente criada pelos governos federal, estadual e municipal: distanciamento dos que podem, internação com direito à goteira no colchão, e uma pitada de privilégio ao ser entubado e receber um respirador, talvez para “compensar” o direito à vida. Em suma, os milhares de mortos atestam a eficiência daqueles poucos, que estando no poder decidem sobre quem vive e quem morre de acordo com o protocolo do Estado Necroliberal.
Entretanto, o SUS é para todos os brasileiros e brasileiras. Por isso, exigimos a revogação da Emenda Constitucional 95, a chamada EC da Morte, que congela os investimentos em saúde e educação por 20 anos. Saúde é direito de todos e dever do Estado. Retirar esses direitos significa matar a população empobrecida em oposição aos interesses do Capital. Portanto, a falta de Políticas Públicas integradas gera doença e morte.
MAS NÃO VAMOS DESISTIR. VAMOS RESISTIR!
Cuidando dos outros através do cuidado pessoal.
Participando da pesquisa que a Brigada pela Vida vai desenvolver com a sua ajuda.
Dizendo não às falsas notícias, informando e orientando de forma correta.
Organizando nosso bairro e reafirmando o Direito à Cidade e à Vida!
ACREDITE! JUNTOS SOMOS MUITO FORTES!!!!!
BRIGADA PELA VIDA – REGIÃO SAPOPEMBA
SÃO PAULO, JULHO/20
Mais notícias relacionadas a Saúde
• LIVE PELA VIDA EM SÃO MIGUEL PAULISTA E BAIRROS VIZINHOS• Ato/Carreata pela educação em São Miguel Paulista dia 17/02. #Vida #Covid #Saude #Educacao #ZL
• Monitoria do Avanço da Pandemia pela Cidade: os novos números. Coordenadoria LESTE #FiqueEmCasa
• Monitoria do Avanço da Pandemia pela Cidade: os novos números. Coordenadoria LESTE #FiqueEmCasa
• Monitoria do Avanço da Pandemia pela Cidade: os novos números. #FiqueEmCasa