Opinião, Contos & Crônicas

Compartilhe:  
Trote de Cidadania
por: Grazy Nazario
29/08/2012

Mencionar atos benéficos e consequências admiráveis é algo realmente prazeroso para qualquer pessoa que espere algo além do trivial por parte das pessoas. Por muitas vezes em nosso dia a dia nos percebemos sendo levados por situações, confesso que já me encontrei por algumas vezes nessa perspectiva, e garanto que isso em nada é enobrecedor.

Nesta semana de volta as aulas presenciei um ato no mínimo apreciável, falo sobre a Universidade Unicastelo, localizada em Itaquera, pioneira no ensino superior na zona leste de São Paulo que iniciou a volta às aulas com o chamado Trote solidário. Esta iniciativa baseia-se na arrecadação de alimentos pelos ingressantes na universidade, os conhecidos calouros, e a partir desta iniciativa e com parceria de outros agentes solidários proporcionarem apoio a população carente do nosso bairro, distribuindo os tais alimentos arrecadados.

A prática de trotes nos calouros já é conhecida e se espalha por vários cantos do país, mas geralmente isso acontece de forma violenta e sem nenhum beneficio para os participantes ou a sociedade de modo geral. Por muitas vezes acompanhamos noticias de alunos embriagados, humilhados, e até casos de óbito já tivemos conhecimento. Sabemos que brincadeiras saudáveis são bem vindas e muitas vezes esperadas pelos estudantes, no entanto é preciso admitir que estes atos de violência geralmente são promovidos por pessoas sem o menor índice de respeito e solidariedade aos alunos ingressantes, além de ser um grande desrespeito aos direitos civis. 

Percebo nesta atitude da Universidade, que alias é também acompanhada por outras instituições serias, não somente um incentivo aos corajosos iniciantes do ensino superior, mas admiro a iniciativa de conscientização e participação nos problemas locais e reconhecimento de prioridades do nosso bairro, tanto por parte da Universidade, como por parte dos alunos que terão participação direta e indireta no crescimento e colaboração aos que de alguma forma necessitam de ajuda.

O estudo universitário pode sim ser uma fonte de conhecimento e prática de benefícios em prol de vários segmentos, afinal os centros de pesquisa podem e devem fazer mais que o básico, são eles que estão entre os que seguem em suas grandes ou pequenas mudanças da humanidade.

É bom perceber, mesmo que por poucos momentos que o saldo do mundo ainda pode ser positivo e que entre tantas atitudes maléficas podemos esperar boas ações de diversas formas, assim podemos continuar a sonhar se não com um mundo perfeito, ao menos com grandes melhorias e reais transformações das pessoas, afinal do mesmo jeito que o mal se espalha, o bem se reproduz.

                                                                                         Texto Por: Grazy Nazario.



Mais notícias relacionadas a Opinião, Contos & Crônicas

• Mulheres de Roma - Quando algo bom acontece é preciso reconhecer
• O diário de uma borboleta
• Virtudes
• Poema aos coríntios
• Aos amigos Sapos, Cigarras e Vagalumes!




Deixe seu comentário